Dieta de exclusão guiada por IgG4 e doença de Crohn: artigo do mês

Dieta de exclusão guiada por IgG4 e doença de Crohn: artigo do mês

No estudo, com o objetivo de avaliar a qualidade de vida em pacientes portadores da doença de Crohn, Gunasekeera e colaboradores (2016) analisaram a melhora dos sintomas após exclusão de alimentos positivos por IgG4 por 4 semanas. Todos os pacientes tiveram títulos de IgG4 testados contra 16 tipos de alimentos comuns usando ELISA. As dietas foram elaboradas por um nutricionista que não teve qualquer contato com os participantes. Foi entregue uma folha de dieta verdadeira que excluiu os quatro tipos de alimentos com os valores de IgG4 mais altos, enquanto uma folha de dieta simulada excluiu quatro tipos de alimentos com os valores mais baixos.
Os dezesseis tipos de alimentos testados foram: leite, amendoim, soja, camarão, ovo, tomate, carne de porco, carne bovina, bacalhau, batata, trigo, fermento, queijo cheddar, frango, cordeiro e arroz.
A exclusão de leite, carne suína, bovina e ovo foi mais fortemente associada à melhora. As melhorias foram clinicamente significativas, com 41% dos indivíduos atribuídos à dieta verdadeira e apenas 16% atribuídos à dieta simulada experimentando uma melhora no CDAI (índice de atividade da doença de Crohn).
O período de acompanhamento foi de apenas 4 semanas e, portanto, é difícil dizer se o benefício obtido com a dieta de exclusão guiada por IgG4 foi de curta duração. Mais trabalhos com acompanhamento em períodos mais longos são necessários.

Artigo completo aqui

 

Link de acesso: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26809868/

No Comments

Post A Comment

×